Canil da Guarda Municipal de Sumaré participa da capacitação “Odorologia Forense”

ba7c17b2b0946692425f6a267e84ed1d

O Canil da Guarda Municipal de Sumaré participou nesta semana da capacitação “Odorologia Forense”, promovida pela GAMA (Guarda Municipal de Americana). O treinamento teve como objetivo a análise de ocorrências por meio de evidências genéticas captadas pelo olfato dos cães, e contou com a participação dos canis das corporações das cidades da região.

Os cães das Guardas Municipais geralmente são treinados para a localização, por meio do olfato, de produtos ilícitos como drogas e armas. A odorologia forense, entretanto, vai mais além, utilizando os animais na busca de pessoas desaparecidas e na resolução de crimes como assassinatos, estupros e roubos. Por meio do odor do suspeito, por exemplo, os cães são capazes de afirmar se ele esteve na cena do crime, gerando provas incontestáveis, segundo a perita e bióloga Jackline Skrock, que ministrou o curso.

A capacitação abordou questões como HLA (antígeno leococitário humano);  evidências eliminadas no suor e outros líquidos corporais;  transporte do odor humano na roupa, identificação; introdução à odorologia forense; a participação canina na identificação molecular do odor humano; discriminação do odor; fisiologia, comportamento e treinamento do cão; aplicação da odorologia forense nas leis brasileiras; e persistência do odor humano em veículos.

“Esta é mais uma ação de integração entre as Guardas da região, que somam forças e trabalham unidas em muitos casos. Nosso Canil é muito requisitado para auxiliar nas ocorrências e esta capacitação é de grande importância para agregar conhecimento aos nossos guardas do Canil, que poderão contribuir ainda mais com as outras forças de segurança e trabalhos de investigação”, explicou o secretário de Segurança, Ricardo Zequin.

“Investir na segurança de Sumaré é um dos nossos compromissos e a capacitação das nossas equipes é imprescindível para a prestação de serviços de qualidade à população”, completou o prefeito Luiz Dalben.