O Canil da Guarda Municipal de Sumaré participou nesta semana da capacitação “Odorologia Forense”, promovida pela GAMA (Guarda Municipal de Americana). O treinamento teve como objetivo a análise de ocorrências por meio de evidências genéticas captadas pelo olfato dos cães, e contou com a participação dos canis das corporações das cidades da região. Os cães das Guardas Municipais geralmente são treinados para a localização, por meio do olfato, de produtos ilícitos como drogas e armas. A odorologia forense, entretanto, vai mais além, utilizando os animais na busca de pessoas desaparecidas e na resolução de crimes como assassinatos, estupros e roubos. Por meio do odor do suspeito, por exemplo, os cães são capazes de afirmar se ele esteve na cena do crime, gerando provas incontestáveis, segundo a perita e bióloga Jackline Skrock, que ministrou o curso. A capacitação abordou questões como HLA (antígeno leococitário humano); evidências eliminadas no suor e outros líquidos corporais; transporte do odor humano na roupa, identificação; introdução à odorologia forense; a participação canina na identificação molecular do odor humano; discriminação do odor; fisiologia, comportamento e treinamento do cão; aplicação da odorologia forense nas leis brasileiras; e persistência do odor humano em veículos. “Esta é mais uma ação de integração entre as Guardas da região, que somam forças e trabalham unidas em muitos casos. Nosso Canil é muito requisitado para auxiliar nas ocorrências e esta capacitação é de grande importância para agregar conhecimento aos nossos guardas do Canil, que poderão contribuir ainda mais com as outras forças de segurança e trabalhos de investigação”, explicou o secretário de Segurança, Ricardo Zequin. “Investir na segurança de Sumaré é um dos nossos compromissos e a capacitação das nossas equipes é imprescindível para a prestação de serviços de qualidade à população”, completou o prefeito Luiz Dalben.

20171019111738_660_420

Quando trocamos de smartphone, é simples fazer a migração, já que nossos contatos ficam na conta do Google e fotos ficam também em algum serviço de nuvem. Mas e quanto aos aplicativos?

Embora o assistente de configuração do Google permita que recuperemos toda a informação restaurando um backup do Google Drive, é verdade que (quase) nunca optamos por fazer um. Portanto, você terá que pesquisar todos os seus aplicativos, um a um.

Mas seus problemas acabaram. Uma nova atualização do Google Play vai lembra-lo dos aplicativos que você já havia instalado anteriormente. Na verdade, sempre que você for ao item ‘Biblioteca’ da Google Play, sempre verá todos os apps que já instalou nos aparelhos mais antigos.